Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta reforma busca adaptar a casa para a nova família que a ocuparia. A residência possuía um pequeno jardim posterior, mas o verdadeiro sonho dos clientes era uma casa com um jardim generoso.
Talvez, se pudêssemos abrigar todo o programa requerido sob um jardim que ocupasse o máximo do lote, poderia ser realizada a casa sonhada. Mas como iluminamos a casa? E, sobretudo, como vemos o jardim desde a casa?
Cortando e dobrando, conseguimos converter o jardim num espiral, com isto, podemos iluminar a casa, gerar vistas ao jardim e situar a piscina numa posição ideal: jardim máximo + casa máxima. A casa existente é aproveitada quase em sua totalidade, uma pequena parte foi demolida e construída outra para a adaptar à nova realidade.
Um jardim espiral contínuo permite uma circulação que leva desde a entrada para a piscina no terceiro nível. Duas condições ambientais específicas de Lima tornam possível esta casa: a primeira é o clima benigno, sem chuva, nem temperaturas extremas, o que permite um cuidado fácil dos jardins ao longo do ano.
O segundo é a luz quase equatorial e sem sombras do céu, quase permanentemente nublado que permite iluminar - zenitalmente - os espaços que estão debaixo da terra.